
Nossa casa
Atual diretoria da Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo
Diretoria Executiva
Presidente: Aceoni Cayser
Primeira Vice-Presidente: Olga Carpes
Segunda Vice-Presidente: Mônica Seibert
Secretária Geral: Maria Regina Duenas
Primeira secretária: Edian Rezende
Segunda Secretária: Regina Jacometto
Tesoureira Geral: Marli Parente
Primeiro Tesoureiro: Sérgio Willrich
Segunda Tesoureira: Luciene Ribeiro
Diretor Administrativo e do Patrimônio: Adalberto Carpes
Conselho Fiscal: Elisisana Beduschi, Sérgio Willrich e Carla Sgrott
Departamentos da Casa Espírita
Departamento Doutrinário e de Estudos:
Marlete Siqueira e Marli Parente
Departamento Mediúnico:
Luciene Ribeiro
Departamento da Infância e Juventude:
Patrícia Dutra da Silva
Departamento de Assistência e Promoção Social:
Maria Regina Duenas
Sérgio Willrich
Departamento de Comunicação Social:
Mônica Seibert
Coordenadora da biblioteca:
Edian A. Rezende
Histórico da CEEB
Na década de 80, um grupo de 06 amigos começou a se reunir na residência de uma delas, após receberem a psicografia de uma entidade sofredora,com pedido de ajuda.
As reuniões, aconteciam na residência da senhora Hermínia, que tinha a mediunidade de psicofonia e psicografia. Através dela, recebiam as orientações de um mentor espiritual que passou a orientar o grupo.
Passaram a se reunir sistematicamente para fazer o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita, para assim então terem mais segurança no trabalho que se propunham realizar. O grupo recebeu a denominação de : "Grupo de Estudos Espíritas de Brusque, MAIS TARDE, CENTRO ESPÍRITA KARDECISTA DE BRUSQUE.
Passaram assim, algum tempo depois, a atender entidades sofredoras que eram encaminhadas até o grupo.
Esse grupo era formado por 6 amigos, sendo alguns, funcionários do banco do Brasil, outros do tiro de Guerra e seus respectivos cônjuges e o Sr. João Francisco de Souza, então delegado de polícia de Brusque.
Com a transferência da sra Herminia para outra cidade, o grupo acabou sendo desfeito. Porém, logo retomado, pelo Sr. João e outras pessoas interessadas no estudo dessa Doutrina consoladora.
Nessa época então, perceberam a necessidade de alugar um local apropriado para essas reuniões e também escolher um nome e um patrono para a Casa Espírita.
O Sr. João Francisco, sugeriu o nome de Eurípedes Barsanulfo já que uns anos antes do início do grupo havia feito uma viagem à cidade de Sacramento, MG onde nasceu Eurípedes, tendo tomado conhecimento da vida e obra desse verdadeiro apóstolo da caridade. Porém, nada ainda era oficial.
Numa noite, tendo ido esse mesmo grupo até Blumenau onde estava acontecendo um seminário Espírita com o palestrante Raul Teixeira e outros expoentes da Doutrina espírita, tiveram uma grata surpresa: Eles estavam sentados no fundo do salão, ninguém sabia da presença deles ali e ao final de uma das palestras, Raul Teixeira disse que tinha um recado para o grupo da cidade de Brusque. Disse que a "EQUIPE DE EURÍPEDES BARSANULFO ESTAVA ALI PRESENTE E LHES MANDAVA UM FRATERNO ABRAÇO."
Todos ficaram muito emocionados e ficou, à partir daí então decidido o nome da instituição. Iria chamar-se "CENTRO ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO". Era o ano de 1994.
Em outubro de 2000, a diretoria, tendo como presidente na época a Sra. Marlete de Siqueira, resolve mudar o nome da instituição para SOCIEDADE ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO, como uma forma de homenagear Kardec e criar uma maior identificação com a primeira Casa Espírita fundada pelo codificador Allan Kardec em Paris, França que recebeu o nome de" SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS."
Desde o início das atividades até o mês de abril de 2012, a sede da instituição funcionava provisoriamente na rua Tiradentes, 100, próximo ao Sintrafit.
Em outubro de 2003 foi feita a aquisição do terreno da atual sede à rua Gustavo Halfpap, 335.
Em outubro de 2004 a diretoria, por unanimidade, percebe a necessidade de mudar o nome da instituição, de SOCIEDADE para CASA ESPÍRITA EURÍPEDES BARRSANULFO, desta vez, para adequação à reforma estatutária.
A construção levou exatos nove anos, com muito esforço trabalho e dedicação de todos.
Para conseguir o investimento necessário para a construção, foram feitos muitos bazares, cafés e almoços beneficentes, feiras do livro Espírita, campanhas, doações, vaquinha na internet... enfim, trabalho de formiguinha mas que resultou na bela e aconchegante construção que existe hoje.
A sede nova, foi então inaugurada em 01 de maio de 2012 dia especialmente escolhido por ser o dia do aniversário do mentor da Casa, Eurípedes Barsanulfo.
Na inauguração estiveram presentes, além do fundador da Casa e amigo, Sr. João Francisco de Souza, hoje residente em outra cidade, o presidente da Federação Espírita de Santa Catarina, Sr. Olenir Teixeira, o presidente da quarta União Regional Espírita, Sr. Silvio Schimit, toda diretoria da Casa e um significativo número de pessoas, numa festa que encheu de júbilo o coração de todos aqueles que de alguma forma se envolveram nessa grande conquista.
​
​
Regimento Interno Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo
​
Estatuto Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo















